Blog

Solicite uma cotação

Qual a diferença do dólar comercial, turismo e paralelo

Quando você vai viajar para o exterior, uma das preocupações é o câmbio, ou seja, quanto vai custar para você comprar as moedas de que precisa (dólar, euro, libra, etc).

Diferença de dolar comercial turismo em santos

Começa então, o monitoramento do valor da moeda pela internet… um dia, o câmbio baixa e você vai todo feliz até uma casa de câmbio comprar, por exemplo, seus dólares… eis que então, você tem a amarga surpresa de que a cotação é muito maior do que aquela que você viu na internet… por quê?

Para responder a essa pergunta, você precisa entender melhor a diferença de câmbio comercial, turismo e paralelo.

Câmbio comercial é o utilizado para transações comerciais como, por exemplo, importação e exportação, remessas internacionais e base de acordos comerciais entre empresas.

É o câmbio comercial que você vê quando consulta a internet ou assiste alguma matéria no noticiário.

Qual o melhor momento para comprar dólar? Clique aqui

Câmbio turismo é o utilizado para tudo que se refere à viagem: emissão de passagem aérea, chip de telefonia internacional, seguro viagem e moeda em papel (por exemplo, suas notas de dólar).

Ele vai ter sempre valor maior do que o câmbio comercial pois nele entram outros custos como, por exemplo, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que é aplicado pelo governo, taxa das casas de câmbio, custo de importação da moeda, entre outros.

Por isso também que essa taxa, diferente do dólar comercial, varia entre as casas de câmbio.

Pensando nisso, nós da Casa de Câmbio Santos, enviamos a todos que quiserem, gratuitamente, a cotação do câmbio turismo (para diversas moedas) no momento da abertura do mercado financeiro (por volta das 10hrs da manhã). (Clique aqui para receber)

Câmbio paralelo é o ilegal, ou seja, o câmbio operado por doleiros e outros meios não regularizados pelo Banco Central.

É somente nas mãos de doleiros que ocorre o câmbio paralelo? Não! Cuidado! Às vezes você pode ser vítima desse tipo de negociação sem nem mesmo estar ciente dos riscos… Como diferenciar? Simples!

Sempre que for a uma casa de câmbio efetuar a sua compra, preste atenção em dois pontos principais:

  • Se a casa respeita os limites de pagamento em espécie (dinheiro vivo) de R$10.000,00 por viajante e de transações mensais e anuais;
  • Vende sem cobrança de IOF;
  • Solicita um cadastro e, PRINCIPALMENTE, se emite um comprovante de origem da moeda onde consta a informação do número da Instituição Credenciada (pelo Banco Central).

Lembre-se: Câmbio Paralelo é crime e as pessoas envolvidas estão sujeitas às punições previstas em lei.

Diferença de dolar comercial turismo em santos